domingo, 4 de abril de 2010

Dicas para uma boa pedalada


Hoje a dica vai para os iniciantes da bike e futuros apaixonados pelas pedaladas.


Treinamentos com bike podem ser uma solução para quem acha as corridas meio monótonas. Porém, com a adição de uma dose de adrenalina pela maior velocidade, a pessoas deve tomar alguns cuidados, principalmente se for rodar na cidade.


O primeiro passo é a escolha da bicicleta.
Grosso modo, há dois modelos: montain bike e bike de estrada. As primeiras são mais versáteis e resistentes, além de ter preços que cabem em todos os bolsos. Já as últimas proporcionam desafios mais ousados, porém custam mais caro.


Depois da escolha, é preciso fazer as regulagens da bike.
Com relação ao quadro, você precisa encontrar uma posição em que se sinta confortável durante a pedalada, levando em conta que um quadro muito curto pode causar certa dificuldade no controle, ao mesmo tempo em que um quadro mais longo irá trazer dores nas costas. Para ajustar o selim, você deve ficar com a perna esticada - mas sem forçá-la - quando o pé estiver no pedal. Isso é essencial para que se evite lesões nos joelhos.


Ajustes feitos, o ciclista precisa definir o ritmo do seu treino.
Para quem quer trabalhar a resistência, o ideal é pedalar a 70% da frequência cardíaca, de maneira moderada. Aqueles cujo fôlego é maior podem investir num treino de força, trabalhando a carga e elevando os batimentos a 85%. Há também o treino intervalado, com séries a 80% e recuperação tendo o mesmo tempo de duração.


Finalmente, é preciso tomar alguns cuidados relacionados à segurança nas ruas.
Trafegue sempre na mão certa, evite movimentos bruscos, sinalize e faça as mudanças de faixa de maneira prudente e respeite os pedestres.

É a Lobo Guará Bike Adventure de olho em dicas simples para ajudar os amantes ou futuros amantes do ciclismo.

Até a próxima dica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails