quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Quem Faz Bonito! Conheça Márcio Lima - Lobo Guará


Acervo Pessoal
Márcio Lima
Márcio Lima
Acervo Pessoal
Márcio Lima (de costas) com a  jornalista Renata Falzoni, da ESPN Brasil.
Márcio Lima (de costas) com a jornalista Renata Falzoni, da ESPN Brasil.
Divulgação

O Portal Bonito Brazil conversou com Márcio Lima, proprietário da Lobo Guará - empresa de cicloturismo, localizada em Bonito (MS) e que oferece um passeio especial pelas belezas naturais da região sob nova ótica: de bicicleta.

Ele nos revela como o ecoturismo surgiu em sua vida, sua mudança para o melhor destino de ecoturismo no Brasil, a criação da empresa Lobo Guará, a inovação através do Projeto Plantando e Educando, além de outras informações.

Márcio começou a trabalhar desde cedo e na área do turismo na qual já atua há 24 anos. "Tenho curso de sobrevivência na selva, feito na Amazônia, local este que me projetou para o destino de ecoturismo brasileiro - Bonito", revela.

A mudança para a região aconteceu qunado após trabalhar por sete anos em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, recebeu uma proposta para atuar em um passeio em Bonito, chamado Serra Aventura, na qual eram oferecidas as atividades de mountain bike, parapente, trekking, entre outros. Isso foi no período de 1997 à 2002.

"Fui para a Fazenda da Serra Aventura para explorar os atrativos que ela oferece, gerando o mínimo de impacto ambiental. O forte do local era o mountain bike, off road, descobrimos um morro que dava para fazer parapente, trekking de dois dias na mata, com muita gruta e cachoeiras. O local fica bem na borda da Serra da Bodoquena, o relevo era muito espetacular.  Porém o local fechou com o fim da sociedade entre os proprietários. Foi nesse local que comecei a explorar o mountain bike".

Como o Serra Aventura encerrou suas atividades em 2002 e Márcio já estava atuando profissionalmente na área de turismo, migrou para instrutor de rapel no Abismo Anhumas, na qual ficou por 11 anos.

"Sempre viajava à Bonito sob duas rodas. Através do meu trabalho no Abismo Anhumas vi que faltava algo relacionado com bike no município. Criei então, junto com um sócio a Lobo Guará em 2008. Compramos oito bicicletas importadas, ressaltando o lema da nossa empresa: Qualidade e não Quantidade".

O nome da empresa foi escolhido após uma experência de bicicleta nas rodovias do Estado. "Andava com frequência para Costa Rica e Alcinópolis e vi muitos lobos guarás mortos e atropelados nas rodovias. Presenciei um animal agonizando e isso me sensibilizou. Falei para mim mesmo que quando tivesse uma empresa ela se chamaria Lobo Guará".

Márcio já está há 16 anos em Bonito e atualmente é o único dono da empresa. Para inovar implantou o projeto Pedalando e Plantando, no qual foram plantadas 1.100 mudas em 2011. "A minha ideia é incentivar as pessoas a praticarem mais esportes. A bicicleta não polui, ela agrega muito mais ao meio ambiente e ainda deixamos um reflorestamento em troca por ter utilizado as trilhas e a natureza".

"Acredito ser muito mais importante para o meio ambiente deixar uma árvore plantada do que deixar meras palavras. Tem que ter ação. Motivo pelo qual agreguei o ciclismo ao meio ambiente, que além de incentivar o esporte auxilia a conscientização ambiental". 


As sementes utilizadas  nos plantios costumam ser colhidas durante os meses de agosto e setembro, época das sementes do cerrado.

"Faço a doação dessas sementes para o Recanto Ecológico Rio da Prata e também para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito, e eles me retibuem em mudas, já que possuem viveiros com excelente estrutura". 

Quando questionado sobre onde são realizados os plantios, Márcio revela que "a área que precisava ser recuperada era no Rio Formoso. Então abraçamos a causa, já que é um rio maravilhoso, a água é de um verde espetacular e o local tem tudo a ver com a atividade de bicicleta. Temos um trajeto de 3 km margeando o rio e é nesse trajeto que acontece o plantio de mudas.

Ao chegarmos no local falo: Agora vocês vão deixar um agradecimento, vamos fazer um plantio de mudas. Para os turistas isso é um espetáculo. Tem o caso de um pessoal da Suiça que contou que era a sétima visita deles ao Brasil e era a primeira vez que alguém oferecia uma árvore para eles plantarem. Por mais que andar de bike seja uma coisa simples, o passeio que ofereço sensibiliza as pessoas".


Márcio diz que as mudas utilizadas nos plantios costumam ser ipê, cedros, angico, entre outros.

Sobre o passeio
O passeio de Bike da Lobo Guará utiliza a ciclovia para chegar ao Balneário Municipal de Bonito. São 12 km (ida e volta) mais 3 km de trilha dentro da fazenda pertencente ao Parque Ecológico Rio Formoso (www.parquerioformoso.com.br). Durante o percurso, além de falar sobre ciclismo, Márcio informa os turistas sobre curiosidades da região, como a sua ecologia e história, informações turísticas, entre outros. Seu público alvo costuma ser família e casais, além de pessoas que não possuem o hábito de andar de bicicleta, mas que no final do percurso são despertados pela adrenalina que a mesma proporciona.

"Apesar de muitos serem sedentários, eles acabam gostando da atividade. Muitos, após retornarem as sua cidades de origem, entram em contato solicitando algumas dicas e também onde podem adquirir boas bicicletas. Minha satisfação é ver as pessoas se exercitando", finaliza.

Conheça um pouco mais sobre Márcio:
Te Chamam deMárcio.Nasceu em: 09 de fevereiro de 1969, em Campo Grande (MS).SignoAquário.

O que comeria todos os diasTudo (risos).Na sua cabeceira tem: A consciência tranquila.Não sai de casa semCelular.

Adora ouvirSou bem eclético.Gosta de assistir: Filmes de ação.O que te inspira: A natureza.

Não vive sem: Esporte.

Simplesmente inesquecível: Minha mudança para Bonito. Já morei em outras cidades como Roraima, Rondônia, Belo Horizonte, mas Bonito etá acima de qualquer coisa. Não saio mais de Bonito, a região possui um turismo ecologicamente correto, é muito organizado e sinto prazer em trabalhar em uma região com tantos atrativos naturais.

Lazer: Esporte e churrasco.Melhor lugar que visitou: Abismo Anhumas, em Bonito e o Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim.Qual lugar gostaria de visitar: O Monte Roraima.

Qual foi uma experiência marcante que já vivenciou na naturezaJá monitorei Sucuris durante o período de cinco anos, uma com oito metros de comprimento e outra de seis metros. É um dos aniamis mais belos que já vi.O que faz por BonitoDefendo com unhas e dentes. Bonito para você é: Vida, paz e tranquilidade.Fonte: Bonito Brazil (www.bonitobrazil.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails